A grande transparente_edited.png

ASSESMENT e MENTORIA

Alcançar o sucesso empresarial ou profissional é um grande desafio e quem já está no topo, com certeza vivenciou momentos difíceis que hoje são vistos como experiencia. A mentoria e o assessment tem como objetivo usar estas experiencias para o aconselhamento ao empresário ou profissional.

“Pessoas de sucesso nunca atingem seus objetivos sozinhas

A grande transparente_edited.png

ASSESMENT e MENTORIA

Alcançar o sucesso empresarial ou profissional é um grande desafio e quem já está no topo, com certeza vivenciou momentos difíceis que hoje são vistos como experiencia. A mentoria e o assessment tem como objetivo usar estas experiencias para o aconselhamento ao empresário ou profissional.

“Pessoas de sucesso nunca atingem seus objetivos sozinhas

O QUE É ASSESSMENT?

O termo inglês assessment significa avaliação. No ambiente corporativo, o termo se tornou sinônimo de gestão profissional.

Ela engloba um conjunto de técnicas de avaliação com um foco primordial: identificar potencialidades dentro da organização para elevar sua eficiência e acelerar seu crescimento.

O papel do assessment, portanto, é ajudar na formação de lideranças efetivas, tanto de gestores quanto de colaboradores, para que eles amplifiquem seus pontos fortes e desenvolvam seus pontos fracos.

No contexto mencionado, eis a essência do assessment:

extrair o que há de melhor em uma equipe. Do líder ao estagiário.

Qual o Propósito do Processo de Assessment?

É possível resumir, de forma geral, que o propósito do assessment é avaliar o comportamento e as competências de uma determinada pessoa, com o intuito de compreender qual é o seu perfil.

A partir dos instrumentos de avaliação proporcionados pelo assessment, recrutadores podem identificar perfis de liderança com relativa facilidade.

Ou seja, fica mais fácil encontrar o candidato certo para aquela vaga de gestão, por exemplo.

Em paralelo, os profissionais do RH também ganham subsídios sólidos para contratar e capacitar pessoas conforme as necessidades que a companhia apresenta.

De modo geral, são quatro principais áreas que se beneficiam do assessment nas empresas:

  1. Planejamento de processos e fluxos de informação

  2. Avaliação de eficiência no ambiente de trabalho

  3. Recrutamento e seleção

  4. Desenvolvimento de talentos.

Quando Utilizar o Assessment?

Não há limites para a aplicação do assessment.

Contudo, alguns cenários apresentados abaixo, as ferramentas de avaliação possuem uma aplicabilidade bastante útil para o crescimento da empresa:

 

1. Seleção de colaboradores

O assessment, como ferramenta de análise, irá ajudar recrutadores a identificarem os traços mais adequados para encontrar o melhor profissional para a vaga.

2. Diagnóstico interno

O diagnóstico interno serve para amparar decisões e melhorar os indicativos de desempenho da equipe.

3. Redução de rotatividade

Um processo de recrutamento efetivo ajuda na redução da rotatividade entre os colaboradores, o chamado “turnover”.

 

4. Desenvolvimento de colaboradores

Apostar no desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional dos colaboradores é essencial caso o objetivo da organização seja atingir os maiores níveis de excelência.

5. Planejamento de carreira

De forma global, para líderes, gestores e colaboradores, o assessment simboliza uma excelente ferramenta de planejamento de carreira. A partir do mapeamento psicológico, a metodologia ampliará o olhar do profissional acerca de suas próprias características, vícios, traços de personalidade.

Tipos de Assessment

Há diferentes tipos de avaliações relacionadas ao assessment – e cada uma delas pode ser empregada com foco em objetivos específicos.

 

A seguir, você poderá descobrir os três principais tipos de assessment existentes.

 

1. Assessment pessoal

Conforme o próprio nome sinaliza, o assessment pessoal possui enfoque na personalidade do indivíduo e tem por objetivo traçar suas principais características, com o intuito de apontar qual é o melhor papel que ele poderá desempenhar em uma equipe. 

2. Assessment cultural

Existem colaboradores que têm seu desempenho comprometido simplesmente porque não estão alinhados com a cultura da empresa.

3. Assessment de desempenho

O foco do assessment de desempenho é identificar referências e padrões para mensuração dos fatores que podem estar por trás do comprometimento nos resultados de uma determinada equipe.

Ferramentas de Assessment

Listamos três das principais ferramentas utilizadas:

 

1. DISC

A chamada DISC é uma das ferramentas mais comuns – e eficientes – de assessment disponíveis atualmente.

É extremamente útil em processos de recrutamento, gestão de conflitos e avaliações de desempenho.

Em linhas gerais, a DISC ajuda a identificar as principais tendências de comportamento de um líder ou colaborador em seu trabalho.

Ela mapeia quatro tendências básicas: Dominância, Influência, Estabilidade e Cautela.

Naturalmente, seu objetivo é identificar em quais das tendências o indivíduo se enquadra e possibilita verificar se o seu perfil está alinhado ao que o cargo em que atua exige.

 

2. Avaliação de Inteligência Emocional

A inteligência emocional permeia não só a vida profissional, mas também a vida pessoal de qualquer indivíduo.

Em assessment, esta ferramenta de avaliação permite que a pessoa compreenda os pontos fortes e fracos de sua personalidade decorrentes de suas emoções, identificando competências para lidar com conflitos, reagir a situações de estresse e buscar soluções.

O autoconhecimento emocional é o primeiro passo para que qualquer pessoa possa quebrar padrões negativos e ter um desempenho melhor.

 

3. Assessment de Competências

O assessment de competências possui enfoque na avaliação das habilidades intelectuais, incluindo a capacidade de raciocínio abstrato para resolução de problemas.

O objetivo primordial desta ferramenta é apresentar um panorama geral das principais características de um indivíduo e compará-las às exigências profissionais de um cargo específico.

Entre as habilidades avaliadas, é possível citar a capacidade de processamento de informações e a análise crítica, entre outras aptidões extremamente exigidas no mercado de trabalho.

Conclusão:

O assessment transforma empresas e pessoas!

Com a leitura você provavelmente teve diversos insights.

Será que o assessment teria ajudado a tomar uma decisão mais harmônica e assertiva?

Provavelmente, sim.

O autoconhecimento é uma das principais ferramentas de transformação para pessoas e empresas.

Sidney Vieira

Consultor especialista em Gestão Estratégica de Negócios