8e77dd6a09ce0f0a31bd7d077321dd7b-gr--fic

Diagnóstico Empresarial

Quando apresentamos problemas com nossa saúde, procuramos um médico para diagnosticar e indicar as melhores para soluções os problemas encontrados.

E a saúde de sua empresa?

 
Swot1.jpg

A importância do Diagnóstico Empresarial.

Quando apresentamos problemas com nossa saúde, procuramos um médico para diagnosticar e indicar as melhores para soluções os problemas encontrados.

E a saúde de sua empresa?

Com um bom Diagnóstico empresarial, conheceremos de forma ampla como estão todos os setores de sua empresa, e quais precisam ser tratados para evitar complicações.

O diagnóstico empresarial, tornará evidente os problemas e oportunidades, permitindo ao empresário conhecer melhor seu negócio e tomar decisões assertivas, que o levará aos melhores resultados.

Com parcerias estratégicas a SMART já realizou mais de 20.000 diagnósticos empresariais.

Não podemos brincar com a saúde de uma empresa, faça o diagnóstico GRATUITO agora mesmo.

 

Conhecendo os pontos fortes, fracos, oportunidade e ameaças em seu negócio não será pego de surpresa neste mercado cada vez mais competitivo.

Para diagnosticar de forma rápida, eficiente e assertiva separamos a empresa em 5 focos de segmento:

1  Pessoas e Organização;

2  Mercado e Produto;

3  Inovação;

4  Processos;

5  Finanças

 

Todos estes segmentos serão avaliados nas etapas do diagnóstico, que são:

Etapa 1 -  Coleta de Informações

Nesta etapa iremos coletar o máximo de informações reais e hipotéticas sobre todas atividades das diferentes áreas de sua empresa - finanças, marketing, vendas, recursos humanos, logística, processos etc.

Para esta etapa podemos usar recursos humanos ou tecnológicos, para auxiliar nas entrevistas, relatórios, pesquisas e observação de campo.

Etapa 2 -  Analise de dados

Esta etapa tem um papel importante para continuidade assertiva do diagnóstico e elaboração do plano de ação que impactará diretamente nos resultados da empresa.

A organização dos dados coletados, seja por situação, problema ou categoria é essencial para estabelecer as prioridades – importantes e urgentes.

A análise dos dados será feita por profissionais experientes que utilizarão as melhores ferramentas, tais como:

Infogram

Tableu

DataMelt

Google Charts

R

Orange

 

Etapa 3 -  Identificação dos problemas

Após coletar, organizar e analisar os dados, conseguiremos identificar os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades que permeiam o universo de sua empresa.

Mas, o principal é descobrir a fonte de todos os pontos fracos e ameaças – problemas

A identificação detalhada dos gargalos, sejam estruturais ou organizacionais é fundamental para estabelecer ações de recuperação ou alavancagem.

Imagem1.jpg
planilha-de-diagrama-de-ishikawa-em-exce

Atualmente existem inúmeras ferramentas eficientes para identificação de causa raiz, permitindo maior objetividade e visibilidade no planejamento de ações resolutivas.

Dentre estas ferramentas a mais eficiente é o Design thinking, que pode estar acompanhado pelo diagrama de Ishikawa, ou espinha de peixe.

 

ds01.png

A equipe da SMART identificará qual a melhor ferramenta para identificar a raiz do problema, mas o importante é classifica-los em 6 tipos de gargalos:

1 – Operacional (maquinas e equipamentos)
2 – Matéria prima

3 – Mão de obra (equipe de produção ou gestão)

4 – Ambiente operacional e organizacional (interno e externo)

5 – Medir os processos de produção (serviços ou produtos)

6 – Metodologia de produção ou organização

 

13439598_dAi7B.jpeg

Conhecer, entender e identificar os gargalos existentes nestas 6 etapas, permite estabelecer parâmetros para a gestão de resultados.

 

Etapa 3 -  Plano de Ação ou Intervenção

 

Conhecer a raiz dos problemas, não basta!

 

Importante!

Nesta etapa o comprometimento e engajamento da equipe é essencial para a gestão de resultados. A equipe precisa estar integrada com os meios para desenvolver as ações que permitirão resolver os problemas identificados.

 

Então, o que fazer para resolver os problemas e alcançar o nível de excelência em sua empresa?

 

Para esta etapa indicamos a ferramenta 5W2H, que possibilita distribuir de forma objetiva o planejamento para cada etapa da resolução dos gargalos.

  

Atenção!

Você percebeu que é possível fazer o diagnóstico por conta própria, mas a visão externa e a expertise dos melhores profissionais pode fazer toda diferença no momento de estabelecer o plano de ação e acompanhar a gestão de resultados.

Pesquisas demonstram que o diagnostico empresarial realizado por uma empresa de consultoria especializada, traz inúmeras vantagens para seu negócio e pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso.

Solicite um diagnóstico empresarial gratuito.

Conheça nosso modelo exclusivo para Diagnóstico Empresarial

Com mais de 20 anos de experiencia a SMART desenvolveu seu próprio modelo de diagnóstico, onde todas as etapas foram aprimoradas para atender com muito mais qualidade e assertividade aos nossos clientes.

Sem título-1.png

Sidney Vieira

Consultor especialista em Gestão Estratégica de Negócios